Por que não devo utilizar o Adwords Express?

Por que você não deve usar o AdWords Express?

O Google Adwords Express é uma plataforma muito utilizada por donos de pequenas empresas. O Google promete “mais clientes com uma publicidade fácil!”. E depois, “configure seus anúncios em 15 minutos”.

Com uma promessa tão boa quanto essa, é normal entender porque tantas empresas escolhem o Adwords Express. Se você está pensando em utilizar, leia essa matéria antes de iniciar…

Ainda não sabe como o Google Adwords funciona?

Você pode pagar para fazer seu site aparecer nos primeiros resultados das pesquisas pagas. Então se você tem um website e o mesmo não aparece nas pesquisas orgânicas o adwords é a melhor opção para ganhar exposição e conseguir novos clientes.

Mais então o que é o Adwords Express?

O Adwords Express é a maneira mais fácil de criar campanhas online para seu website. Em outras palavras, ele é super simplificado em comparação ao Adwords convencional, porém a maneira mais fácil nem sempre é a melhor maneira.

Neste artigo do Google você tem mais detalhes de ambas as versões.

https://support.google.com/google-ads/answer/1689628?hl=pt-BR

É claro, ambos Adwords são muito parecidos, porém o Adwords Express não permite a customização avançada. Você não deveria gastar dinheiro anunciando para pessoas aleatórias ou que não te traz um ROI (retorno sobre o investimento) adequado. E é por isso que você não deveria iniciar suas propagandas utilizando o Adwords Express, e sim utilizando o Adwords convencional.

É claro, a utilização do Adwords convencional requer mais controle, customização e tempo para fazê-lo, mais os resultados são melhores e mais qualitativos.

Então, porque pequenas empresas escolhem o Adwords Express?

E resposta é que o Adwords Express é rápido e fácil de configurar, e você pode configurar em 15 minutos!

Quem não quer configurar uma campanha em 15 minutos?

Adwords Express

É claro, o Adwords Express é menos intimidador que o Adwords convencional, e você pode configurar e apenas controlar o custo das campanhas. Porém se você não investir em tempo para acompanhar, otimizar e controlar suas campanhas, você estará perdendo dinheiro!

As pessoas costumam confiar no Google só porque é o Google, e assumem que o Google sabe exatamente o que é melhor para você. É claro, os algoritmos do Google “sabem” muito sobre cada um de nós, mais o Google é uma empresa que como qualquer outra empresa quer vender seus serviços, da mesma maneira que você quer vender os seus serviços para seus clientes.

Eu não estou dizendo aqui que o marketing online não funciona, o marketing online é a melhor maneira de conseguir novos clientes e crescer sua empresa, porém você precisa controlar suas campanhas com todas as opções disponíveis.

Motivos porquê o Adwords Express pode não ser a melhor opção para você.

 
  1. Palavras Chaves Amplas

As palavras chaves amplas irão mostrar seus anúncios para outras palavras que se adequam as que você escolheu, como sinônimos ou pesquisas relativas. Isso dá ao Google mais liberdade para mostrar seus anúncios para quem quer que seja, e aumentando a probabilidade do seu anuncio ser mostrado para pessoas irrelevantes.

A principal meta de quem anuncia uma empresa é alcançar as pessoas certas (leads), que representam potenciais clientes, e mesmo que ele não compre na primeira visita, poderá comprar no remarketing.

  1. Você não pode especificar as palavras chaves que você quer ou quanto quer pagar por cada uma delas.

Ao invés de escolher as palavras chaves que você realmente quer, você as escolhe por categorias.

Adwords Express

Isso dá ao Google um controle altíssimo sobre as palavras chaves que serão atreladas ao seus anúncios, e se as categorias não tem as palavras chaves que você deseja, você não poderá adiciona-las. Você somente pode ativar ou desativar palavras chaves. Porém como são palavras chaves amplas, não importa se você desativa uma palavra chave, pois uma pesquisa de uma palavra chave similar poderá facilmente apresentar seu anúncio para uma pesquisa irrelevante.

A não permissão de configurar o quanto você quer pagar por cada palavra chave é um grande problema, pois sem essa informação você poderá pagar muito por uma palavra chave que você não sabe se está convertendo em clientes.

  1. Você não pode adicionar palavras chaves negativas.

As palavras chaves negativas são as palavras que você NÃO quer que seu anúncio seja apresentado quando as pessoas pesquisam por elas. Esse é um importantíssimo recurso que garante que pessoas erradas não vejam (nem cliquem) nos seus anúncios.

  1. Você não pode criar extensões para melhorar os anúncios.

As extensões dos anúncios inclui site links, endereço, serviços oferecidos etc. As extensões oferecem mais recursos para potenciais clientes clicarem no seu anúncio e entrarem em contato com sua empresa.

Em resumo, o pouco controle sobre as palavras chaves que você escolhe e não controlar o quanto você paga por elas fazem do Google Express uma opção inviável de fazer campanhas. O Ideal que você passe a utilizar o Google Adwords convencional (que é ótimo) e onde você pode controlar os “detalhes” das suas campanhas, custos e tudo mais.

Perguntas e Respostas:

Eu tenho campanhas rodando no Google, como eu posso saber se são do Adwords Convencional ou do Express?

A maneira mais fácil de descobrir é olhar para a aba do seu navegador. Se você ver escrito Adwords Express, é porque você está usando o Adwords Express!

Mais você pode trocar a qualquer momento para o Adwords convencional.

Eu estou usando o Adwords Express, mais quero usar o Adwords convencional. Como faço para mudar?

Se você ver três pontos no canto direito superior da sua tela de administração do Express, clique neles e escolha “Ver no Adwords”.  Assim você trocará para o Adwords convencional.

Importante: Somente trocar para o Google convencional não é o bastante!

Quando você faz a troca, as campanhas serão transferidas para o Adwords convencional exatamente como estavam configuradas no Adwords Express, se você não otimiza-las, você continuará a perder dinheiro. Agora que você está no Adwords convencional, você tem mais controle sobre suas campanhas, e poderá otimiza-las de acordo com seu negócio.

Eu estou utilizando o Adwords Express, mais não tenho tempo ou conhecimento necessário para fazer as campanhas no Adwords convencional. Vocês podem me ajudar?

Sim claro! Nós podemos fazer a gestão ou otimizar suas campanhas, também temos um treinamento sendo preparado para você que pretende fazer a gestão da sua conta de forma otimizada!

Até a próxima!!!


Um comentário em “Por que não devo utilizar o Adwords Express?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − dez =