Como Desativar o Editor Gutenberg

O WordPress já se encontra na versão 5.2, e desde a versão 5.0 o editor Gutenberg é o editor padrão para edição de páginas, posts e outros tipos de posts.

Então se você não gostou do editor Gutenberg “assim como eu”, e deseja voltar para o editor padrão do WordPress siga os passos abaixo.

Como Desativar  o Editor Gutenberg (opção 1)

A forma mais fácil de desativar o gutenberg é através de um plugin com essa função, neste caso o plugin que eu utilizo é o “Disable Gutenberg“, basta ativar o plugin e automaticamente o editor padrão do WordPress voltará a ser o clássico. Agora é só aproveitar e ser feliz! 

Desativando o Editor Gutenberg (opção 2)

Se você é programador e deseja desativar o Gutenberg via código basta colar o seguinte código no arquivo “functions.php” do seu tema e o Gutenberg será desativado.

Código:

add_filter(‘use_block_editor_for_post’, ‘__return_false’ );

Este comando irá conectar-se ao filtro use_block_editor_for_post para alterar a decisão de usar o Gutenberg ao escrever artigos. A função __return_false é uma função interna do WordPress, que retorna false, ou seja, não usa Gutenberg e retorna ao editor padrão/clássico do WordPress.


2 comentários em “Como Desativar o Editor Gutenberg”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Precisa de Ajuda?
Escanear o código