5 formas de acelerar a velocidade do seu site em WordPress

O WordPress como uma das maiores e melhores plataformas do mundo em websites dinâmicos possui inúmeras maneiras de otimização e muito mais, abaixo listo 5 formas de acelerar a velocidade do seu site em WordPress, estas dicas são fáceis de fazer por utilizarem na grande maioria plugins, porem a qualquer momento conte conosco para ajudá-lo.

1 – Use um serviço de CDN

Um serviço de CDN permite que sejam feitas cópias dos arquivos estáticos do seu site em seus servidores, pense no CDN como centenas de servidores ao redor do mundo, então quando alguém acessa seu site, estes arquivos estáticos (css, html, js etc) serão buscados do servidor mais próximo, assim acelerando seu site!

Em nossos projetos utilizamos o CloudFlare como serviço de CND, nele você encontra uma forma simples de configurar seu site e de acelerar o mesmo, obtendo uma melhor pontuação do PageSpeed Insights a ainda possibilitando utilizar https, embora o uso do https fornecido pelo CloundFlare não seja de segurança máxima, ele contribui para obter melhores pontuações no Google e Bing.

2 – Use o poder do cache

O cache serve para armazenar no computador do seu cliente arquivos do site como imagens, css e outros, assim quando o mesmo usuário acessa o site novamente, ou acessa outras páginas do seu site, ele não precisará baixar todos os arquivos do site novamente, na verdade, ele requisitará os arquivos que estão armazenados dentro do próprio computador, acelerando o site.

Para fazer uso deste serviço, você pode optar por utilizar o plugin W3 Total Cache, que requer algumas configurações, mais se você deseja um plugin com a mesma qualidade e que automatiza o processo sem requisitar tantas configurações você pode optar pelo WP Super Cache.

3 – Comprima as suas imagens

Um dos principais motivos que fazem os sites apresentarem lentidões no carregamento é o uso de muitas imagens sem compressão, exite dois tipos de compressão a via gzip, que será a próxima dica e a compressão do arquivo de imagem.

Você pode fazer o uso do plugin  EWWW Image Optimizer que otimiza as imagens no momento que for feito o upload no WordPress, assim automatizando o processo. Caso você queira otimizar manualmente uma imagem você pode fazer o uso do site Tinypng, que apesar do nome otimiza várias extensões de imagens.

4 – Ative a compactação gzip

A compactação gzip é responsável por compactar vários tipos de arquivos no seu servidor e antes de serem transferidos para seu cliente, com isso o site entregará pacotes resumidos de arquivos e ao chegar no computador cliente (usuário do seu site) este mesmo pacote é descompactado voltando ao tamanho original. A compactação gzip é um dos melhores recursos para acelerar sites.

Você pode fazer a compactação usando o plugin GZip Ninja Speed, mais atenção o plugin irá escrever no seu arquivo .htaccess, e por isso faça back up antes. O .htaccess fica localizado na pasta raiz do seu servidor.

5 – Considere uma melhor hospedagem

Não importa o que façamos, compactação de imagens, gzip, cache etc, se sua hospedagem é lenta na origem dos arquivos seu site sofrerá com o tempo de acesso e perderá inclusive pontos no PageSpeed Insights. Para contornar este problema não tem jeito, é necessário mudar de host.

Aqui indico a Kinghost que para mim é o melhor host brasileiro atualmente no mercado, também possui  o serviço de aceleramento de sites “Varnish”, que sem dúvida faz toda a diferença quando tratamos do carregamento dos nossos sites.

Espero que estas dicas ajude você a dar um upgrade no carregamento do seu site, qualquer dúvida de como aplicar quaisquer das dicas nos fale no form de sugestão ao lado esquerdo, grande abraço a todos.


Um comentário em “5 formas de acelerar a velocidade do seu site em WordPress”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Precisa de Ajuda?
Escanear o código